sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Venezuela: Chávez diz a militares e civis que se preparem para a guerra com os Estados Unidos

Caracas, 08 Nov (Lusa) - O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje aos militares e aos civis que o apoiam que se preparem para a guerra, depois de advertir os governos da Colômbia e dos Estados Unidos que os venezuelanos estão dispostos a tudo.

A advertência surge depois de Chávez ter tomado como também sua a frase do ex-Presidente cubano, Fidel Castro, de que os Estados Unidos "anexaram a Colômbia" com o tratado que lhes permite usar sete bases militares desse país.

"Não se equivoquem. Nós, os venezuelanos, estamos dispostos a tudo", afirmou Hugo Chávez, que rejeitou, implicitamente, a oferta do Presidente do Brasil, Lula da Silva, de tentar reuni-lo com o governante da Colômbia, Álvaro Uribe.

Fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1414084

Venezuela/Brasil: Lula da Silva em Caracas para fechar acordo de construção da refinaria em Pernambuco

Caracas, 29 Out (Lusa) - O presidente do Brasil, Lula da Silva, chega hoje à Venezuela, onde se reunirá com o seu homólogo venezuelano Hugo Chávez, numa visita centrada na assinatura dos contratos definitivos para a construção da refinaria em Pernambuco.
A visita coincide com a data em que o Senado brasileiro votará a adesão da Venezuela ao Mercosul, que Lula da Silva confia que será aprovada, apesar da oposição brasileira questionar a situação da democracia no vizinho país.
Na decisão poderão pesar as recentes declarações do opositor venezuelano António Ledezma, presidente da Câmara Metropolitana de Caracas, que participou numa sessão no Brasil durante a qual sugeriu que a aprovação do ingresso da Venezuela no Mercosul fosse condicionada ao respeito pela democracia na Venezuela.


Fonte:http://dn.sapo.pt/Inicio/interior.aspx?content_id=1404581

Chávez oferece espada incrustada de jóias ao criador da AK-47

O presidente da Venezuela ofereceu uma réplica da histórica espada de Simón Bolívar, incrustada de jóias, ao armeiro russo Mikhail Kalashnikov por ocasião do seu 90.º aniversário.

A entrega da espada, decorada com centenas de pedras preciosas e brilhantes, é uma das maiores distinções concedidas pelo Estado venezuelano, segundo a agência noticiosa russa Itar-Tass.

A espada original do libertador venezuelano, forjada especialmente para ele em 1825, é uma relíquia nacional, destinando-se as suas réplicas apenas a líderes políticos que tenham contribuído para melhorar as relações com a Venezuela.

O presidente venezuelano reuniu-se com Kalashnikov em Julho de 2006, em Izhevsk, cidade a cerca de mil quilómetros de Moscovo onde se encontra a fábrica e o museu que têm o nome do célebre armeiro russo, criador da espingarda AK-103, sucessora da AK-47, a arma de fogo mais utilizada no mundo.

A Venezuela comprou em 2005 cerca de 100 mil dessas armas e chegou a acordo com a Rússia para as produzir também no país.

Mikhail Kalashnikov, que fez 90 anos na terça-feira, recebeu na véspera no Kremlin a ordem de Herói da Rússia das mãos do presidente russo, Dmitri Medvédev.

Segundo as autoridades russas, como a União Soviética não registou a patente da invenção, cerca de 90 por cento das espingardas Kalashnikov produzidas no mundo são falsas, sendo produzidas sem autorização ou com licenças caducadas.

A marca Kalashnikov só foi registada em 1998 e o seu inventor nunca obteve benefícios económicos da sua criação.

Governo do Brasil quer dar telemóveis a 12 milhões de famílias carenciadas


Segundo a proposta, as operadoras de telefones móveis vão fornecer o aparelho e um crédito mensal de cerca de 2,5 euros, em troca de uma isenção fiscal significativa.
O governo brasileiro negociou um acordo com empresas telefónicas para distribuir gratuitamente telemóveis a 12 milhões de famílias que beneficiam de programas sociais do governo, anunciou hoje o ministro brasileiro das Comunicações.
Segundo a proposta do governo, as operadoras de telefones móveis vão fornecer o aparelho e um crédito mensal de sete reais (cerca de 2,5 euros), em troca de uma isenção fiscal significativa por parte do estado, afirmou Hélio Costa, ministro brasileiro das Comunicações.
Embora o projecto ainda precise de ser aprofundado, a operadora Telecom Itália (TIM) já aceitou o desafio, segundo avançou o ministro.
O governo está a negociar com a operadora Vivo, filial brasileira da operadora Portugal Telecom e da espanhola Telefónica, e com a mexicana Claro.
O serviço de telefones móveis conheceu um crescimento grande no Brasil, a ponto de se transformar no principal meio de comunicação do país, com 165 milhões de aparelhos em funcionamento.


Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1418366

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Civilização de Nazca

A Civilização de Nazca é uma cultura pré-incaica que se desenvolveu no sul do Peru entre 300 AC e 800 DC, muito conhecida pelos gigantescos geoglifos que produziu nos desérticos altiplanos próximos a atual cidade de Nazca. Outra produção notável desta civilização são os aquedutos subterrâneos extremamente engenhosos, e a magnifica cerâmica policromada, normalmente de motivo zoomórfico.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%A3o_de_Nazca

E aqui vos ficam umas fotos para vos aguçar o bico :)









quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Chávez ameaça cortar a luz a esbanjadores...

A Venezuela vai cortar a electricidade aos utentes que aumentarem o consumo durante dois meses consecutivos, anunciou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

"Quem diminuir a média de consumo (de electricidade) não pagará o recibo, mas quem aumentar pagará o dobro e se repetir o comportamento no mês seguinte, ficará sem luz", disse.

O anúncio teve lugar durante um Conselho de Ministros, que se realiza depois das autoridades venezuelanas terem anunciado o racionamento de electricidade para enfrentar uma grave crise criada pela falta de água, aumento no consumo e falta de investimentos no sector.

Segundo Hugo Chávez, a medida faz parte do novo esquema tarifário da electricidade que contempla "um regulamento de castigo disciplinar" para os esbanjadores. Hugo Chávez instou os proprietários de grandes empresas e centros comerciais a gerar, na totalidade, a sua própria energia.


http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1410792