
A cidade do Rio de Janeiro "goleou" Madrid na última votação da eleição para a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 pelos membros Comité Olímpico Internacional (COI), em Copenhaga.
Na votação final, os membros do COI, reunidos na 121.º sessão, deram 66 votos ao Rio Janeiro apenas 32 a Madrid, depois de Chicago e Tóquio terem sido excluídas nas duas primeiras votações."É incrível, fantástico, espectacular", disse o governador do Estado do Rio de Janeiro", Sérgio Cabral, enquanto Pelé, "Rei" do futebol brasileiro se desfazia em lágrimas. Dois anos depois de organizar o Campeonato do Mundo de futebol, em 2014, o Brasil recebe os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro de 05 a 21 de Agosto de 2016 e o presidente Lula da Silva prometeu, em Copenhaga, que serão "os melhores de sempre".
"Estou tão feliz, tão feliz, tão feliz! Sou muito emotivo e não pário de chorar. É um grande momento não só para o Brasil, mas para toda a América do Sul", afirmou.
Na primeira votação, os membros do COI provocaram surpresa, ao eliminarem a Chicago, apontada como favorita a par do Rio e que beneficiou do apoio do presidente norte-americano Barack Obama na sua apresentação.
Madrid recolheu então 28 votos, contra 26 do Rio e 22 de Tóquio.
A capital japonesa, que tinha o apoio presencial da portuguesa Rosa Mota, campeã olímpica da maratona em 1998, em Seul, caiu na segunda votação, com 20 votos. Aqui já cidade brasileira recolhia as preferências da maioria dos elementos do COI, com 46 votos, contra 29 de Madrid.
A "Cidade Maravilhosa", que será a primeira da América do Sul a receber os Jogos Olímpicos, beneficiou da deslocação de votos dos apoiantes de Chicago e depois dos asiáticos, o que não deixava grande espaço de manobra a Madrid. Os espanhóis tiveram 28 votos na primeira votação, somaram mais um na segunda e terminaram com 32 (mais três), no derradeiro sufrágio, o que significa a terceira candidatura falhada da capital espanhola.
A questão da rotação continental poderá mesmo ter sido fundamental na escolha do Rio de Janeiro, tendo em conta que os Jogos de 2012 serão realizados em Londres.
O presidente do COI, o belga Jacques Rogge, admitiu que a possibilidade de tornar-se a primeira sede olímpica sul-americana ampliou as hipóteses brasileiras. A candidatura do Rio de Janeiro era excelente, mas o valor acrescentado era o de ir para um Continente [o sub-continente sul-americano] ainda inexplorado", afirmou Rogge.O responsável do COI disse ainda que o Rio de Janeiro "aprendeu muito", após ter perdido para Londres a edição de 2012, e "soube ser humilde e escutar" para encetar uma candidatura ganhadora.
Sem comentários:
Enviar um comentário