terça-feira, 25 de maio de 2010

Hugo Chávez anuncia criação de blog

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, lançou esta terça-feira um blog pessoal, pouco mais de um mês após a criação da sua conta no Twitter - que se tornou a mais seguida do país.

«Decidimos criar um blog oficial, deste seu servidor», disse Chávez durante reunião da direcção do partido do governo, o PSUV.

De acordo com Chávez, o novo blog www.chavez.org.ve será um espaço para os seus simpatizantes publicarem comentários, denúncias e ter acesso a noticias relacionadas com o seu projecto de governo.

«A página vai contar com várias sessões. Chávez punho e letra, as Linhas de Chávez, transcrição de discursos, Alô Presidente, as Reflexões de Fidel (Castro) e o mural do povo, para que as pessoas escrevam ali», disse Chávez.

Chávez argumenta que o blog foi criado para proteger a identidade dos seus simpatizantes, que segundo ele estariam expondo os seus dados pessoais, como números telefónicos e endereço, ao comentar os seus posts no Twitter.


Hugo sempre na vanguarda da tecnologia deve criar o seu site no Magalhães (não da para ver meninas mas so para trabalhar)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Chávez culpa «burguesia» por problemas económicos Venezuela

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, responsabilizou os especuladores «burgueses» pela inflação galopante da Venezuela e pelo bolívar cada vez mais fraco, e prometeu acção forte nos próximos dias para controlar a economia do país, membro da OPEP.

«Precisamos de parar isto agora. A burguesia não ouve os apelos da sua consciência. Vamos agir com mão firme», disse o socialista venezuelano numa reunião de governo transmitida pela televisão no sábado, numa resposta familiar aos tempos de dificuldade económica.

Já em recessão e prevista para ser a única nação da América Latina com um crescimento negativo em 2010, a economia da Venezuela teve mais más notícias esta semana com a maior inflação mensal nos últimos anos, com um índice de 5,2%.

Derrubando os aumentos de preços e causando distorções em toda a economia, o dólar tocou os 8,0 bolívares no mercado paralelo de livre flutuação. Foi quase o dobro da taxa oficial principal de 4,3 bolívares e o triplo do nível de 2,6 do governo para as importações essenciais.


Fonte: Diario digital



no mundo de chavez a culpa nunca é dele nem do partido, ade ser sempre de alguém tudo menos ele

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Chávez contrata 200 pessoas para gerir twitter.


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, contratou 200 pessoas para ajudá-lo a gerir a sua conta no Twitter.

O líder venezuelano lançou-se no site de micro-blogging na semana passada e diz que já recebeu mais de 50 mil mensagens em apenas nove dias.
A sua conta, @chavezcandanga, atraiu até hoje cerca de 237.000 seguidores. "Este trabalho é demais para mim, porque não consigo parar de responder", disse Chávez durante um longo discurso na TV.
Segundo o presidente venezuelano, metade das mensagens que recebeu foram de aprovação às suas políticas, enquanto as outras se relacionavam com pedidos de ajuda ou reclamações sobre serviços.



quinta-feira, 6 de maio de 2010

Venezuela: Graffiti de Jesus com espingarda causa polémica

A Igreja Católica venezuelana condenou, quarta feira, um graffiti de Jesus de Nazaré com uma espingarda, acompanhando a Virgem de Coromoto, padroeira da Venezuela, instando os católicos a repudiar o uso de figuras sagradas com fins políticos e de violência.

O polémico graffiti está pintado numa parede do bairro 23 de Janeiro, um dos mais pobres e perigosos, próximo do centro de Caracas e contém ainda a expressão «La Piedrita, venceremos» em alusão a um bando armado simpatizante do presidente Hugo Chávez que reside na localidade.

«Manifestamos o mais firme repúdio por este uso indevido de imagens para fins políticos e de violência», disse o cardeal Jorge Urosa Sabino, arcebispo de Caracas, assegurando que foi «uma surpresa ingrata» e «muito desagradável».

Diário Digital / Lusa

tudo o que esteja ligado a armas , bandidos etc tem Chávez no fim parece impressionante vale usar qualquer meio para mostrar quem é o ''boss''

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sismo de 6.4 abala o Chile

Em actualização) - Um sismo de 6.4 de magnitude na Escal de Richter abalou, esta noite, o Chile.

Segundo o centro geológico dos EUA (USGS, na sigla original), o epicentro do sismo foi registado a 109 quilómetros de Temuco e ocorreu a 10 quilómetros de profundidade.

O sismo ocorreu às 19.06 minutos, hora local (cerca da meia-noite em Portugal) e, para já, não há registo de vítimas ou danos.

A 27 de fevereiro, o Chile foi abalado por um sismo devastador a que se seguiu um tsunami, causando ambos 486 mortos e 79 desaparecidos.

Os prejuízos foram avaliados em 30 mil milhões de dólares (22,5 mil milhões de euros).


Fonte:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1560235

domingo, 25 de abril de 2010

Atentado faz quatro mortos no México

Um atentado contra um comboio da secretaria de Segurança Pública do Estado mexicano de Michoacán deixou, na madrugada de ontem, sábado, quatro mortos e 11 feridos. Entre os feridos está a titular da pasta, Minerva Bautista.

"Um camião barrou a passagem do comboio no qual viajavam Bautista e sua comitiva de segurança e, a certa altura, um grupo armado atirou contra todas as pessoas da Secretaria, sem se importar com a passagem de civis pelo local", disse Jesús Montejano Ramírez, procurador de Michoacán, à agência France Presse.

O ataque ocorreu no Norte de Morelia, capital do Estado, quando a funcionária e sua escolta voltavam de coordenar a segurança de uma feira.

Dois seguranças e dois civis morreram, enquanto outros quatro seguranças, seis civis e a própria secretária tiveram ferimentos diversos. Minerva ficou ferida com um estilhaço de granada e encontra-se estável, informou o Governo de Michoacán, em comunicado.

Os atacantes usaram armas AK-47 e AR-15, uma Barret e granadas de fragmentação, acrescentou o procurador.
No Estado de Michoacán agem os cartéis de narcotraficantes rivais La Familia e Los Zetas, integrados por ex-militares de elite do Exército mexicano.

Mais de 22,7 mil pessoas foram assassinadas no México desde o fim de 2006, no âmbito de uma guerra contra o tráfico de drogas que o governo enfrenta com 50 mil militares.

Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1553023

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Chávez critica capitalismo em encontro climático na Bolívia

«O capitalismo é a condenação da espécie humana», afirmou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao desembarcar na Bolívia para uma conferência climática de movimentos sociais e povos indígenas, convocada pelo presidente boliviano Evo Morales.
«Evo convocou-nos, a Bolívia convocou-nos para debater e discutir sobre a vida. ´Pachamama ou morte`, disse Evo, nós repetimos ´Pachamama ou morte`», afirmou o presidente venezuelano.

«Para salvar o planeta não basta mudar o clima, como dissemos em Copenhaga. Se queremos mudar o clima, mudemos o sistema, o capitalismo é a condenação da espécie humana», acrescentou, salientando que o homem «está em perigo de extinção».

Chávez foi convidado para encerrar hoje os três dias de deliberações de mais de 20.000 pessoas de quase 130 países que discutem como unificar uma proposta para influenciar as nações desenvolvidas a aplicar políticas para interromper o aquecimento global.


opinião pessoal: Hugo sempre contra o capitalismo, o capitalismo tem algumas falhas mas é o sistema que resulta e sobrevive , na minha opinião o socialismo é bonito e mais justo, na minha opinião só resultava se não existi-se o capitalismo.

sábado, 6 de março de 2010

Brasil, Moçambique, Bissau e Cabo Verde na rota da droga

Brasil, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde são hoje pontos de passagem importantes para o narcotráfico internacional, segundo relatório divulgado na semana passada pelo Departamento de Estado norte-americano.

O Relatório de Estratégia Internacional de Controlo de Narcóticos, divulgado esta semana em Washington, apresenta a Guiné-Bissau como uma «grande plataforma para o narcotráfico» na região, devido ao «ambiente oportuno para os traficantes criado pela falta de capacidade policial, suscetibilidade à corrupção, fronteiras porosas, localização e ligações linguísticas ao Brasil, Portugal e Cabo Verde».

«As ilhas policiadas pelas Nações Unidas, ao largo do país, são plataformas para o grande tráfico da América Latina, e para os problemas relacionados de armas e imigração ilegal», afirma a secção dedicada à Guiné-Bissau no relatório do gabinete anti-narcotráfico (BINLEA) do Departamento de Estado.

Diário Digital / Lusa

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=438971

Comentário: Isto é, sem dúvida, um sério problema que afecta todas as sociedades globais, o tráfico de estupefacientes tem vindo, de uma maneira geral, a marcar o ritmo do mundo da ilegalidade actual, pelo que, medidas devem ser tomadas. E porque não a legalização das drogas não seria uma óptima ideia, pelo menos, não nos atiravam areia para os olhos e assim havia uma forma justa de o "consumidor" se aproximar do produto desejado, sem ter que correr enormes riscos. Apesar de não concordar muito com a ideia, atrás referida, digo que se é ilegal deve haver motivos bens fortes para isso. E como, qualquer coisa que cause prejuizo no organismo humano deve ser punida, coloco os estupefacientes nesse mesmo patamar de perigo para a saude humana.
A não ser para fins terapeuticos, sou um fiel seguidor da doutrina que defende a extinção de tudo o que seja referenciado como "droga".
Pois, já como diz o anuncio :"Diz NÃO às drogas!"

quarta-feira, 3 de março de 2010

Chávez acusa Obama de «plano orquestrado» contra Venezuela


Um «plano orquestrado» por Washington para desprestigiar o Governo venezuelano e sabotar a unidade latino-americana. Foi assim que Hugo Chávez definiu as acusações de uma alegada cooperação com a ETA e as FARC
«Vemos como acabou o que tive a ideia de chamar uma orquestra (...) Isto está orquestrado, não tenho dúvidas», disse Chávez, referindo-se a um acordo assinado há uma semana em Cancún.

Para o presidente venezuelano, o pacto que dará origem à Comunidade de Estados Latino-americanos e das Caraíbas incomoda Washington e os seus aliados no mundo.


Comentário pessoal: Hugo em grande plano, sempre com EUA na ponta da língua, nada em que não estejamos habituados nada de mais, não é a primeira nem a ultima vez que vimos o presidente da Venezuela a falar sobre os EUA.

fonte: IOL Diario

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cuba: morreu preso que estava em greve de fome

Morreu esta terça-feira, num hospital de Havana, em Cuba, o preso político Orlando Zapata Tamayo, depois de ter estado 85 dias em greve de fome, como forma de reivindicar que fosse tratado como «prisioneiro de consciência».
A notícia está a ser avançada no site do Directório Democrático cubano e citada no El País, que acrescenta que Zapata, de 42 anos, era um dos 73 dissidentes detidos em 2003, tinha várias condenações que totalizavam 36 anos e estava, desde 2004, na lista dos prisioneiros de consciência da Amnistia Internacional.
Orlando Zapata, preso desde 20 de Março de 2003, tinha sido transferido de um centro médico para detidos na capital cubana para o hospital Amejeiras.
A morte do preso político cubano Orlando Zapata Tamayo, após 85 dias de greve de fome, suscitou a condenação da oposição, dentro e fora da ilha, que a considerou uma «morte evitável».
Esta foi a primeira vez que um opositor do regime castrista morreu durante uma greve de fome, desde que Pedro Luis Boitel, um dirigente estudantil que combateu os governos de Fulgencio Batista e de Fidel Castro, perdeu a vida na prisão em 1972.


Fonte:IOL
Comentário pessoal:
Bem quem se opõem ao regime tem castigo este fazendo greve de fome não teve muito futuro, é compreensível que o deixassem morrer praticamente afinal de contas é um opositor do regime dai não lhe terem dado um tratamento melhor, e durar tanto tempo a fome já é um começo eu não durava tanto.

México: comando armado mata 13 pessoas

Um comando armado atacou uma aldeia no Estado de Oaxaca, no sudeste do México, e matou 13 pessoas, incluindo cinco polícias e vários menores, escreve a Lusa.

Duas dezenas de homens armados com espingardas, que chegaram em sete camionetas, «entraram na localidade, irromperam nas casas e mataram cinco polícias e oito civis», declarou o presidente da câmara da localidade de Acatlan de Pérez Figueroa, Nicolas Villalva Arguello.

O responsável adiantou que entre os mortos civis figuravam dois adultos e diversos menores.

Fonte: IOL
Comentario pessoal:
Realmente hoje em dia aparece cada militar que enfim, devem ser mentalmente perturbados, mas também tudo acontece no México infelizmente é os países mais pobres que levam com estes loucos com armas. Um pais com inúmeros problemas sociais difíceis de resolver e aqui esta uma situação que só agrava mais essa situação.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Lula: «Ninguém aceita ser vaca de presépio»


O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, descartou a possibilidade de disputar uma segunda reeleição em 2014 e afirmou confiar nas hipóteses de a candidata Dilma Rousseff governar o país por dois mandatos.

«A minha tese é a seguinte: rei morto, rei posto. Ninguém consolida o seu sucessor pensando em voltar quatro anos depois. Aí preferiria que vencesse o adversário, o que não é o meu caso. Eu já tive as graças de deus de governar este país por oito anos», afirmou, numa entrevista ao diário O Estado de São Paulo.

«Ninguém aceita ser vaca de presépio e muito menos eu iria escolher uma pessoa para ser vaca de presépio», afirmou o presidente, para quem «todo o político que tentou eleger alguém manipulado quebrou a cara».

Opinião pessoal: Lula da silva na minha opinião tem feito um trabalho notável no desenvolvimento do Brasil destacando assim o Brasil em todo o mundo cada vez mais, mas verifica-se bem a qualidade deste político que sente e decide que um presidente não pode residir muitos anos no governo realmente uma atitude louvável , ele próprio sabe que esta decisão é para um Brasil melhor embora ele saiba e toda a gente saiba que o trabalho dele foi bastante bom.

Fonte:
http://diario.iol.pt/internacional/lula-da-silva-brasil-presidente-tvi24/1140588-4073.html

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Venezuela: Quem desperdiçar água paga mais


Com as reservas de água reduzidas devido à seca que afecta a Venezuela, a partir de 1 de Março, os consumidores desperdiçadores vão pagar o metro cúbico de água 3 a 5 vezes mais caro.

O anúncio foi feito por Alejandro Hitcher, ministro do Poder Popular para o Ambiente e presidente da Hidrocapital, a empresa responsável pelo abastecimento de água no país, que precisou que o aumento será aplicado a partir dos 40 metros cúbicos de água.

Por outro lado, para os usuários que mantiverem consumos elevados de água, o abastecimento ser-lhe-á cortado mesmo que tenham o pagamento em dia.

Adiantou ainda que na cidade de Caracas a água será mais cara do que noutras regiões do país, custando o metro cúbico 1,00 bolívar forte (BsF), cerca de 0,18 euros.

Se um consumidor ultrapassar os 40 metros cúbicos de água mensais pagará 3,5 BsF por metro cúbico (0,60 euros) e se for além dos 100 metros cúbicos pagará 5,00 BsF (0,86 euros) por cada metro cúbico.

A tarifa comercial também terá alterações, passando a ser de 1,5 BsF (0,27 euros) até 40 metros cúbicos, 4,00 BsF (0,67 euros) até 100 metros cúbicos e 7,00 BsF (1,19 euros) por metro cúbico para maiores consumos.

Na área industrial o preço inicial será de 2,25 a 3,00 BsF (0,38 e 0,51 euros), mantendo-se os 4,00 BsF (0,67 euros) até 100 metros cúbicos e 7,00 BsF (1,19 euros) por metro cúbico para consumos mais elevados.

Segundo Alejandro Hitcher a medida tem como propósito fazer que os cidadãos façam um uso racional da água, actualmente racionada na Grande Caracas (capital e áreas próximas) devido à seca e à descida do nível das águas das barragens.


Comentário: Alguns meses atrás foi na electricidade que foram impostas estas medidas, devido também ao seu desperdício.
Agora foi com a água, onde quem gastar mais do que deve arrisca-se a ficar sem acesso á água.
Na minha opinião, estas medidas são bastante úteis para todo o mundo. Visto que a água está a ficar escassa, e assim é uma maneira de as pessoas começarem a gastar menos e começarem a poupar.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Arriscou a vida para evitar acidente na linha do comboio...

Um desconhecido arriscou a vida para evitar que uma carrinha fosse colhida por um comboio, na Argentina. Uma acção heróica que salvou uma vida e foi filmada pelas câmaras de segurança.

Uma carrinha ficou presa nos carris, numa passagem de nível sem guarda, no município de Tigre, na Província de Buenos Aires, Argentina. Atrás do veículo automóvel, ficou parada uma motorizada, à espera de vez para avançar.

Perante a aproximação de um comboio, o pendura da mota assumiu os comandos da situação e meteu pés ao caminho e mãos à obra. O homem, com uma envergadura física apreciável, empurrou, sozinho, a carrinha para fora dos carris, momentos antes de passar o comboio, que já vinha a travar.

Depois de ajudar a soltar a carrinha dos carris, o homem saltou para trás, e por pouco não foi colhido. Aparentemente indiferente ao facto de ter posto a vida em risco, o herói acidental ainda discutiu com o condutor da carrinha, provavelmente repreendendo-o, antes de voltar ao lugar de pendura na mota, seguindo com a vida.




Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1492366

Comentário: Incrível a acção heróica deste homem, arriscou a sua própria vida para salvar alguém que não conhecia. Na minha opinião, acho que só pessoas, como este senhor, que vivem em locais onde pequenos e onde tem culturas diferentes é que eram capazes de fazer isto. Se fosse uma pessoa que vivesse numa grande cidade Europeia ou Americana, não era capaz de fazer isto, porque cada uma pensa em si só, o resto das pessoas não interessam.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Chefe das FARC morre em bombardeamento...

O chefe da Frente 51 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia , Pedro Alfonso Vargas Marín, conhecido como "Yerminson", morreu hoje, sábado, na sequência de um bombardeamento ao seu acampamento no Centro do país, disseram as autoridades colombianas.

O ataque ocorreu na madrugada de hoje, sábado, numa área rural do município de Uribe, e, segundo fontes das autoridades locais, morreram três outros guerrilheiros.

"Yerminson", de 40 anos, ingressou nas FARC em 1985 e um perfil do guerrilheiro divulgado pelo Exército assinala que era um "homem de confiança do 'secretariado' [topo da hierarquia] das FARC".

Na passada quarta feira, um outro atentado, na zona da selva no município de Porto Rico, matou doze guerrilheiros das FARC.

Entre as vítimas do ataque de quarta feira encontravam-se Marley Yurley Capera Quesada, vulgo "La Pilosa", companheira de "El Paisa", chefe da coluna móvel "Teófilo Forero".


Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1488302


Comentário: As FARC, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, conhecido como Exército do Povo, são uma guerrilha de inspiração comunista. Lutam para implantar o socialismo na Colômbia.
As FARC são consideradas uma organização terrorista pela Colômbia, EUA, Canadá e União Eurpeia... Mas a maior parte dos países da América do Sul nao lhe aplicam a mesma classificação, e o presidente Hugo Chávez disse publicamente que para ele as FARC não eram nenhuma organização de terrorismo.
Na minha opinião, acho que as FARC não usam a melhor maneira de implantar algum tipo de política, visto que eles usam a força militar. E também usam muito a chantagem, principalmente quando fazem sequestros de civis. É por isso que a maioria dos paises dizem que são uma organização terroristas.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sismo no Haiti fez 212 mil mortos

Pelo menos 212 mil pessoas morreram em consequência do sismo de 12 de Janeiro no Haiti, de acordo com o último balanço anunciado pelo primeiro-ministro haitiano.

"Temos mais de 200 mil mortos. O último número que recebi dos meus serviços refere 212 mil mortes", disse Jean-Max Bellerive à estação de televisão norte-americana CNN.

O primeiro-ministro haitiano acrescentou que o balanço podia ainda "aumentar um pouco".

Comentário pessoal: Realmente este sismo matou e maltratou muita gente, já passaram vários dias deste desastre e os números de feridos e mortes continuam aumentar ultrapassando já a barreira dos 200 mil mortes, infelizmente o problema contínua acentuado nos problemas sociais e problemas a nível de fome, saúde, higiene. Realmente este problema no Haiti vai se manter ainda por vários meses, espera-se um longo período de reconstrução do país e assegurar as necessidades básicas para a vida.



Fonte : jornal de noticias

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Presidente do Brasil teve alta hospitalar...


Luiz Inácio Lula da Silva foi na quinta-feira, de madrugada hospitalizado no Recife como medida de precaução devido a um "esgotamento". Já teve alta.

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, recebeu alta hoje manhã do Hospital Português, no Recife, onde foi internado de madrugada devido a uma crise de hipertensão.

Visivelmente abatido, Lula da Silva, acompanhado pelas ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, não falou com a imprensa ao deixar o hospital e seguiu directamente para sua casa em São Bernardo do Campo.

Segundo os médicos, a pressão arterial do Presidente chegou a 18/12 e a crise pode ter sido provocada por stress.

Lula Silva cumpriu uma agenda pesada na quarta-feira, no Recife, onde participou em diversas cerimónias, e sentiu-se mal após jantar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, quando já estava no avião que o levaria para Suíça.

Por recomendação médica, o Presidente cancelou sua viagem a Davos, onde participaria no Fórum Económico Mundial e receberia o prémio Estadista Global.

Lula da Silva será representado no Fórum de Davos pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

O Presidente brasileiro ficará em repouso em São Bernardo até domingo, e só retoma a agenda presidencial na segunda-feira.

Não há previsão de que Lula da Silva venha a fazer exames em São Paulo.

Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1481120


Comentário: Espero que ele tenha pedido uma justificação no hospital, porque se uns não podem faltar ao trabalho, ele tambem não... Se calhar nem era preciso, porque aquilo que ele faz não é bem trabalho, eu chamaria-lhe mais "lazer"...
Como é que uma pessoa consegue todos os dias fazer viagens, de longa duração, para o trabalho e depois tem que trabalhar... e um homem, como o Lula da Silva, que tem sempre tudo feito, só precisa de se apresentar, não tem que fazer esforços, consegue ter um esgotamento... Bem há pessoas que são autenticas heroínas, porque aguentam horas e horas sempe a trabalhar, todos os dias, e continuam a trabalhar...
Mas pronto, sa melhoras para o nosso querido Lula da Silva...
e se calhar é melhor mesmo entregar a justificação...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Chavez pede leis que permitam eleminar praticas capitalistas nas empresas publicas

O Presidente venezuelano, Hugo Chavez, pediu hoje a colaboração do Parlamento para elaborar leis que permitam eliminar das companhias públicas as práticas operativas do capitalismo.
Chávez revelou, durante o seu programa dominical “Alô Presidente”, que no modelo de sociedade que ele idealiza as companhias públicas não dependerão, para subsistir, da sua capacidade instalada, nem da qualidade dos seus produtos, nem dos custos, nem das vendas.

Isto porque a continuidade das empresas será garantida por um orçamento anual contribuído pelo Estado.

Assegurado dessa forma o seu funcionamento, a companhia não venderá a sua produção no mercado, mas entrega-a ao Estado, que se encarrega de a comercializar a preços mais reduzidos, já que lhes é retirada a mais-valia.

De acordo com a tese de Chávez, os bens de consumo que chegam ao público por essa via serão mais baratos, mas com a mesma qualidade que oferecem as companhias de sistema capitalista.

Durante o programa, o Presidente venezuelano telefonou à presidente do Parlamento nacional, Cilia Flores, e pediu-lhe para durante a semana o informar da possibilidade de serem elaboradas leis que “forcem” as companhias públicas a trabalhar sob esse novo esquema.

Chávez explicou que o novo sistema produtivo que quer desenvolver está ligado a um modelo social, sustentado pelas comunas populares, pilares do sistema socialista, que, de acordo com as suas projecções, chegará a um ponto de “não retorno” na Venezuela no ano 2031, ou seja, dentro de 21 anos.


comentario pessoal:
Chavez sempre em alta na boca do mundo, infelizmente venezuela caminha a passos largos para uma nova versao da URSS e Chavez sera conheçido por Estalina do seculo XXI, sendo que esta ''nova urss'' fica do outro lado do hemisferio,
Estaline mandava os protestantes das ideias dele para a siberia
Chavez manda para onde?? para uma praia tirar finos ;)

sábado, 23 de janeiro de 2010

Chávez acusa EUA de causar sismo no Haiti...


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusou o Estados Unidos de “brincarem aos deuses” com uma arma que provoca sismos e culpa o país pelas mortes no Haiti.

A acusação baseia-se em informações russas, que monitorizam a actividade marítima na região das Caraíbas, revela a televisão venezuelana “Vive TV”, que deu voz às suspeitas de Chávez.

O Presidente venezuelano vai mais longe nas acusações e afirma que um outro sismo, ocorrido na Califórnia na semana passada, também foi provocado por esta arma secreta, que estará a ser desenvolvida pelos EUA para “destruir o Irão”, revela o jornal espanhol ABC.


Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1476279

Comentario: Foi só mais um ataque de Chávez aos EUA...
É verdade que hoje em dia qualquer coisa é possivel, mas acho que não chega a tanto... Na minha opinião, isto foi mais uma forma de Hugo Chávez atacar os EUA… Porque todo o mundo sabe que estes 2 elementos nunca se deram bem.
E a intenção do Hugo Chávez foi mostrar mais uma vez ao seu povo que os EUA não eram boas pessoas, e também virar as pessoas, mais sensibilizadas e mais afectadas com o sismo, contra os EUA.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Venezuela: 66 pessoas assassinadas no último fim-de-semana



Pelo menos 220 pessoas foram assassinadas em Caracas nos últimos 10 dias, 66 delas durante o passado fim-de-semana. São dados divulgados pela imprensa venezuelana, com base em informações recolhidas junto da morgue de Bello Monte, e citados pela agência Lusa.

Entre as vítimas encontra-se Giovani Henrique Amado, um polícia que tentou impedir que a família fosse agredida por um grupo de assaltantes que entrou na casa onde passavam uns dias de férias.

O polícia foi ferido a tiros e transportado a diversas clínicas que se negaram a prestar-lhe assistência por problemas com a apólice de seguros do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (Cicpc, antiga Polícia Técnica Judiciária).


Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/internacional-resto-mundo/venezuela-homicidos-assassinios-tvi24-crime-caracas/1113931-4563.html

Nova tragédia no Brasil


O volume e força das águas do rio Jacuí fizeram desabar terça-feira uma ponte, em Agudo. Há 15 pessoas desaparecidas e oito pessoas foram retiradas das águas com ferimentos ligeiros, escreve o jornal brasileiro «Globo».

Neste momento, a água turva e correnteza do rio estão a dificultar as buscas. Num dia, terá chovido mais da metade do volume esperado para todo o mês de Janeiro. No momento do acidente, de acordo com a mesma notícia estariam entre 23 a 30 pessoas na ponte

Inicialmente, as autoridades avançaram que, pelo menos, sete pessoas tinham morrido, mas a informação não está confirmada.

No local, a realizar as buscas estão quatro helicópteros e sete barcos com mergulhadores.

A ponte que desabou liga as cidades de Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Tinha 314 metros de extensão e foi construída em 1963.


Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/internacional-resto-mundo/brasil-ponte-desabamento-chuva-buscas-tvi24/1114180-4563.html

Honduras: militares golpistas processados



O Procurador-Geral das Honduras acusou, na quarta-feira, os chefes das forças armadas de «abuso de poder», por terem detido e enviado para o exílio o Presidente Manuel Zelaya, aquando do golpe de Estado de 28 de Junho que o destituiu.

De acordo com o Tribunal Supremo de Tegucigalpa, a acusação visa nomeadamente os generais Romeo Vasquez, chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Venancio Cervantes, comandante da Força Aérea, e Luis Javier Prince, comandante da Marinha, disse à AFP o porta-voz do Supremo Tribunal de Justiça, Danilo Izaguirre


Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/internacional-resto-mundo/zealaya-honduras-golpe-de-estado-militares-tvi24--/1114448-4563.html

Bolívia: acidente de autocarro mata 22 pessoas

Um acidente de autocarro na Bolívia provocou a morte de 22 pessoas e três dezenas de feridos. De acordo com a edição electrónica do jornal local «La Prensa», o veículo de passageiros terá ficado sem travões, colidiu com um automóvel e despenhou-se num precipício.

A viatura saíra de Cochabamba com destino a La Paz. Mas o percurso foi interrompido por problemas, na zona de Pongo, de que os passageiros já se haviam queixado. Segundo alguns testemunhos, as pessoas que seguiam na viatura terão apelado ao motorista que trocasse o autocarro, tendo-lhe solicitado posteriormente que parasse.

«Adormeci e acordei quando comecei a escutar gritos a dizer: "Pare, pare". Parece que os travões falharam, saíam faíscas do chão e capotamos. A única coisa que fiz foi abraçar o meu namorado», disse ao «La Prensa» uma das passageiras que escaparam com vida do acidente.

Depois de chocar com um outro veículo, o autocarro caiu por uma ravina, só parando num rio, que estava 70 metros abaixo da estrada.


Fonte:http://www.tvi24.iol.pt/internacional-resto-mundo/bolivia-autocarro-acidente-tvi24/1114531-4563.html

Guantánamo: um quinto suspeito de regressar ao terror

Um relatório do Pentágono indica que cerca de um em cada cinco dos detidos que deixaram o centro de detenção de Guantánamo são suspeitos de terem regressado a actividades terroristas.

De acordo com o «New York Times», esta revelação foi feita por responsáveis da administração da Casa Branca, numa altura em que se tem sido noticiado o envolvimento de um antigo detido da prisão norte-americana em Cuba com um ramo da Al-Qaeda no Iémen, que terá patrocinado a tentativa de fazer explodir um avião comercial dos EUA no dia de Natal.

Na terça-feira, o presidente norta-americano, Barack Obama, anunciou a suspensão da transferência de detidos de Guantánamo para o Iémen. Mas deixou claro que não tenciona recuar na promessa eleitoral de encerrar o centro de detenção instalado em Cuba.

Em Maio, um relatório do Pentágono já havia apontado que um em cada sete dos prisioneiros de Guantánamo que foram transferidos para outros países estariam ligados a actividades terroristas.

Contudo, estes dados têm sido contestados por organizações de defesa dos direitos humanos e dos direitos civis, que os descrevem como um acto de propaganda para impedir o encerramento de Guantánamo.

No relatório publicado em Maio era indicado que 74 prisioneiros teriam regressado a actividades suspeitas. Contudo, salienta o «New York Times» apenas 29 foram identificados por nome. Destes, muitos eram apenas descritos como estando associados a terroristas ou a treinar com eles, com muito poucos detalhes adicionais.

O jornal explica ainda que o Pentágono não forneceu qualquer forma de autentificação dos 45 antigos detidos que não foram identificados pelo nome

Médicos cubanos na Venezuela desertam para os EUA

Um grupo de sete médicos cubanos desertou do programa de assistência social venezuelano «Barrio Adentro» (Dentro do Bairro, em português) e viajou para os Estados Unidos. Os clínicos desertores chegaram na quarta-feira ao aeroporto de Miami, avança a imprensa norte-americana citada pela Lusa.

«Os desertores, que foram detidos brevemente, terça-feira, num aeroporto de Caracas [capital venezuelana], pagaram 5200 dólares aos funcionários [de emigração] para que os seus passaportes fossem carimbados e lhes permitissem voar para Miami», noticiou o diário dos Estados Unidos em língua espanhola «El Nuevo Herald».

O mesmo jornal, editado na Florida, explica que os cubanos foram inicialmente proibidos de entrar num voo da American Alirlines, «detidos e submetidos a interrogatório por funcionários da embaixada cubana em Caracas», sendo «pressionados psicologicamente de depois libertados».


Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/internacional-resto-mundo/eua-cuba-venezuela-medicos-cubanos-tvi24/1128446-4563.html

sábado, 2 de janeiro de 2010

Rally Dakar 2010 Argentina-Chile

Bem, já começou um novo ano para nós e para todo o mundo...
E na America do Sul logo no 1º dia do ano começou a maior prova e a mais dura do automobilismo do mundo, o Rally Dakar...
Em 2009 foi a primeira vez que o Rally Dakar se realizou em terra Sul-americanas. Após o cancelamento em 2008 em razão de ameaças terroristas, decidiu-se por mudar o continente para maior segurança. O rali de 2009 acabou envolvendo o Chile e a Argentina , saindo de Buenos Aires indo ao Chile e voltando para Buenos Aires.

A 32ª edição do Rali Dakar Argentina-Chile
BUENOS AIRES, Argentina — As verificações técnicas e administrativas do rally Dacar-2010, iniciadas na terça-feira, foram concluídas na quinta em Buenos Aires, onde nesta sexta-feira começou o rali, a primeira competição esportiva do ano.
A largada simbólica do Rallyi Dakar reuniu mais de 250 mil pessoas...
Ao todo, 362 veículos, sendo 134 carros, 151 motos, 25 quads e 52 caminhões obtiveram o sinal verde dos comissários do rali.
O Dakar-2010 começou em Buenos Aires para dez semanas de disputa e mais de 9.000 km de trajeto através da Argentina e do Chile, com chegada prevista para a capital argentina no dia 17.

Estas são as etapas do 32º rally Dacar-2010:
Dia 01 - Bueno Aires a Colon: 317 km
Dia 02 - Colon a Córdoba Motos e Quad: Roteiro: 652 km, Especial: 219 km
Carros e caminhões: Roteiro: 684 km, Especial: 251 km
Dia 03 - Córdoba a La Rioja. Motos e Quad:Roteiro: 626 kmEspecial: 294 km
Carros e caminhões: Roteiro: 687 km, Especial: 355 km
Dia 04 - La Rioja a Fiambala. Roteiro: 441 km, Especial: 182 km
Dia 05 - Fiambala - Copiacó. Roteiro: 629 km, Especial: 203 km
Dia 06 - Copiacó a Antofagasta. Roteiro: 670 km, Especial: 483 km
Dia 07 - Antofagasta e Iquique. Roteiro: 598 km, Especial: 418 km
Dia 08 - Iquique a Antofagasta. Roteiro: 641 km, Especial: 600 km
Dia 09 - Descanso
Dia 10 - Antofagasta e Copiapó. Roteiro: 568 km, Especial: 472 km
Dia 11 - Copiapó a La Serena. Roteiro: 547 km, Especial: 338 km
Dia 12 - La Serena a Santiago. Roteiro: 586 km, Especial: 238 km
Dia 13 - Santiago a San Juan. Roteiro: 434 km, Especial: 220 km
Dia 14 - San Juan a San Rafael. Roteiro: 796 km, Especial: 297 km
Dia 15 - San Rafael a Santa Rosa. Roteiro: 725 km, Especial: 368 km
Dia 16 - Santa Rosa a Buenos Aires. Roteiro: 707 km, Especial: 355 km

Fonte: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5h7mgAxurVPZuJZYDotJiTSc5GUAw